Quem não gosta de receber elogios e comentários positivos? No entanto, infelizmente não somos perfeitos e, por essa razão, em nossa vida profissional, é muito natural ocasionalmente receber feedbacks negativos. E quer saber de uma coisa? Está tudo bem. 

Quando bem intencionados, os feedbacks têm um propósito claro: ajudar no crescimento e desenvolvimento do profissional. Imagine só se até hoje ninguém nunca tivesse lhe corrigido em nada? Você não acha que isso teria lhe prejudicado? Sim, não é mesmo? Bem, é por isso que os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, são tão importantes para o desenvolvimento dos profissionais e das empresas. 

Como lidar com feedbacks negativos?

Escute com atenção

Não existem dúvidas, o melhor a se fazer quando se está recebendo um feedback negativo é escutar com atenção e procurar não interromper

Em situações como essa, é natural do ser humano entrar em modo defensivo e começar a se justificar. No entanto, é preciso vencer esse impulso e somente escutar. 

De um modo geral, os gestores quando dão um feedback negativo têm como objetivo a evolução do seu funcionário. Se esse funcionário não tiver a capacidade de ouvir, o feedback terá sido inútil. 

Não leve para o lado pessoal 

Um feedback negativo não é sobre você como indivíduo. Acredito que não exista uma pessoa que não se sinta desconfortável recebendo uma crítica negativa, porém, é preciso ter em mente que nem tudo precisa ser levado para o lado pessoal. 

Por mais que seja difícil, tente respirar fundo e enxergar a situação de modo objetivo e racional.

Tire um tempo para organizar os seus pensamentos

Para que você possa crescer e aprender com o feedback recebido, é necessário esperar um tempo e refletir. 

No calor do momento, não conseguimos assimilar as coisas muito bem. O tempo é primordial para que tudo seja visto com mais objetividade.

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Determine se o feedback é construtivo ou destrutivo

É impossível negar que existem pessoas mal intencionadas, que fazem críticas negativas com a pura intenção de colocar o outro para baixo. Esse tipo de feedback não deve ser não merece a sua preocupação. 

Como saber a diferença entre o feedback construtivo e o destrutivo? O construtivo pretende criar mudanças positivas, fornece sugestões sobre como melhorar e vem de um lugar de boas intenções. Por outro lado, os destrutivos não apresentam uma razão clara, podem conter segundas intenções e ser passado através de linguagem degradante.

Fica a lição: escute as críticas somente daqueles que parecem querer lhe ajudar.