Quem nunca teve um bloqueio criativo durante a rotina repetida do dia a dia?

Com certeza você já ouviu falar que algumas pessoas são mais criativas que as outras, mas será que é assim mesmo que funciona? Será que algumas pessoas nascem com mais ideias que as outras? Ou será que é possível exercitar a mente para que isso aconteça naturalmente com você?

Neste artigo vamos falar um pouco sobre como você pode exercitar a sua mente para que novas ideias surjam naturalmente durante o seu dia a dia, mesmo que a sua tarefa seja repetidamente a mesma todos os dias.

Pode parecer clichê, mas o fato é que ninguém nasce criativo, mas se torna criativo. Nós conseguimos tomar decisões “criativas” porque somos carregados de experiências e referências que em alguma oportunidade podem ser usadas para solucionar algum problema.

É muito importante estimular a criatividade porque, hoje em dia, ter o espírito criativo é uma habilidade muito valorizada no ambiente de trabalho. Então vamos aprofundar um pouquinho nesse assunto?

Como funciona o cérebro e os estímulos cerebrais

Temos 86 bilhões de neurônios no cérebro humano, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E para que ele funcione da maneira correta é necessário que os neurônios se comuniquem entre si. Essas interações são chamadas de sinapses.

Diariamente recebemos estímulos do meio ambiente, que acessam áreas diferentes do nosso cérebro e promovem novas sinapses. E é por meio dessas sinapses que as células nervosas conduzem informações para todas as partes do nosso corpo, controlando as funções do organismo.

Com o passar dos anos, a capacidade de formar novas sinapses é restringida pelos neurônios e se não forem estimulados podem perder as que já foram formadas. Além disso, as atividades da rotina executadas de maneira automáticas reduzem o esforço intelectual e, consequentemente, limita o cérebro.


 Então como estimular o seu cérebro:

1 - Desafie-se

Faça pequenos desafios com você mesmo, por exemplo: escove os dentes com a mão não dominante, realize tarefas com os olhos fechados (tomar banho ou trocar de roupa), mude o mouse de lugar na mesa de trabalho, tente memorizar a lista do mercado, entre outros.

2 - Preparação

Assim como em uma competição atlética seu cérebro precisa estar exercitado para proporcionar um ambiente ideal à formulação de ideias.

Treino se baseia em séries de atividades feitas repetidas vezes. Exercitar o cérebro não se diferencia em nada dos exercícios físicos.

Mas se você ainda não tem esse costume, é bom começar já! Todos os dias busque referências, leia muito, muito mesmo; aprenda outras habilidades, consuma outros estilos visuais, ouça outros tipos de música, converse com pessoas diferentes de você sobre diferentes assuntos.

3 - Leia

A leitura, além de ser um ótimo exercício para o cérebro, estimula a memória, expande a capacidade da mente e é uma das atividades cerebrais mais completas. Várias áreas são ativadas enquanto estamos lendo e ainda mais áreas são acionadas quando nos concentramos. Portanto, leia jornais, revistas ou livros. Porém, lembre-se que quanto mais desafiador for o texto mais treino você dará ao seu cérebro.

4 - Escreva

A escrita nos estimula a pensar. Porém, hoje nós fazemos mais uso de mensagens de áudio e vídeo do que pela escrita. Para não perder o hábito, você pode manter um caderno de anotações sobre o que tem aprendido com livros, aulas e filmes, ou escrever sobre coisas que acontecem com você. Use a criatividade para tornar a escrita ativa no seu dia a dia!


Gostou das dicas, mas ainda não sabe por onde começar: lá vai o desafio!

Experimente, por três semanas, se focar em aplicar uma dica por dia. 21 dias é um período considerado mínimo para aquisição de novos hábitos. Não há nadinha a perder!

Pronto! Agora você já sabe como se tornar mais criativo com dicas para o seu dia a dia.


E aí, gostou? Compartilhe este artigo com seus amigos!