Diferente do passado, para os colaboradores permanecerem em uma empresa não basta apenas que a mesma ofereça salário e benefícios, é necessário fazer com que o colaborador engaje com a cultura organizacional, participando da mesma e, acima de tudo, inspirando-se nela.

A cultura está ligada à identidade corporativa, ou seja, o seu conjunto de normas, sua missão e seus valores. Sendo bem-resistente a mudanças, a cultura organizacional tem a ver com a forma como a empresa conduz os seus negócios.

Ela é a essência da empresa e mantê-la fortalecida pode gerar um sentimento de pertencimento nos colaboradores. Dessa forma, a equipe engajada pode trazer inúmeros benefícios como:

  • Produtividade

Estudos feitos mostram que os colaboradores, principalmente na área comercial, vendem de 20 a 40% a mais do que os que não estão motivados ou engajados.

  • Saúde

Pessoas que estão otimistas com seu trabalho apresentam uma queda de problemas com a saúde, como resfriados, depressão e infecções.

Dessa forma, a tendência é que o colaborador falte menos e tenha uma estrutura emocional mais forte para lidar com metas, pressão e conflitos.

  • Trabalho em equipe

Com a cultura organizacional bem construída, a tendência é que as equipes desenvolvam um senso natural da cooperação, fazendo com que o trabalho se torne mais fluido e organizado.

 

Por isso, um dos principais objetivos para todos que desejam ter sua empresa é criar uma cultura que impacte, engaje e motive os futuros colaboradores. É fundamental, que a cultura organizacional seja colocada como um dos pilares do planejamento do negócio.