Seja na vida profissional ou acadêmica, provavelmente, alguém já falou para você que desenvolver seu networking é importante e pode te levar mais longe.

Apesar de a afirmação ser verdadeira, são poucos os que nos explicam o que, afinal, é networking e como desenvolvê-lo. Vamos esclarecer essas questões a seguir!


O que é networking?

Networking trata-se do termo em inglês que indica trabalhar uma rede de contatos.

Networking é uma ação, um movimento para manter uma rede de contatos ativa, com trocas de informações e manutenção de relacionamentos que tornem as interações interpessoais mais valiosas e significativas.



Onde fazer networking?

Na vida, temos diversos “network”, como nos grupos de amigos, familiares e, o possivelmente mais lembrado, o profissional.

Quando você liga para sua prima para saber como foi a cirurgia do seu tio, apesar de não ser habitual usar o termo, trata-se de networking, afinal você está em movimento para manter suas conexões ativas.

No âmbito profissional, um exemplo de networking é socializar com os colegas ao final do expediente ou conversar com o palestrante após uma conferência, apresentando-se e, por vezes, acionando sua rede já existente para fazer essa aproximação.

Outro exemplo é ao fazer um curso profissional. Se você está presente nas aulas, mas vai embora logo ao término e não interage com ninguém, você está se aprimorando profissionalmente com o conteúdo, mas não está fazendo networking.

Já se você aproveita essa oportunidade para conhecer as pessoas, saber quem trabalha na mesma área, pegar contatos e se conectar com eles nas redes sociais, por exemplo, você está fazendo networking e expandindo sua rede profissional.


Como fazer um bom networking?

 

  • Interaja sempre que tiver a oportunidade de se conectar com outras pessoas. Se for uma pessoa mais introspectiva, saiba identificar em quais situações a interação pode ser mais valiosa para expandir sua rede profissional;
  • Faça bem feito. Não adianta querer ampliar sua rede profissional, mas ser mediano nas suas tarefas atuais e antipático com as pessoas com as quais convive diariamente;
  • Atualize-se sobre a sua área profissional para ter conteúdo relevante para trocar com as outras pessoas;
  • Use canais digitais para manter contato, como o LinkedIn, mas é fundamental ter uma presença relevante nesse e nos demais canais, transmitindo profissionalismo e seriedade;
  • Busque oportunidades de aumentar sua rede por meio de cursos, palestras, workshops e outros eventos que mobilizem sua área de atuação.

Saiba que desenvolver sua rede de contatos por meio do networking é um trabalho de toda a vida e nunca vai acabar, por isso mesmo não precisa tentar seguir todas essas dicas de uma vez, mas busque incluir aos poucos no seu dia a dia e logo verá a diferença.

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos e comece hoje mesmo a montar sua rede de contatos.