Soft skills: o que são e 5 exemplos
É certo afirmar que os profissionais precisam de conhecimentos e habilidades técnicas específicas para se posicionar bem no mercado de trabalho. Porém, aqueles que desejam se destacar não podem abrir mão de qualidades adicionais, como saber se comunicar com clareza, trabalhar com outras pessoas e gerenciar o tempo de modo efetivo. As recém mencionadas habilidades são exemplos de soft skills.
O que são soft skills?
As soft skills não são habilidades técnicas, como Excel avançado ou inglês fluente. Elas são habilidades mais subjetivas, de difícil identificação e diretamente relacionadas à inteligência emocional das pessoas.
Impactando diretamente na performance no trabalho, as soft skills incluem habilidades como capacidade de interação e comunicação em equipe, resolução de problemas e gerenciamento de trabalho.
No geral, as soft skills são valorizadas pelos gestores, pois são capazes de tornar um colaborador mais bem sucedido no espaço de trabalho. Não importa se o profissional é nível trainee ou sênior, tampouco importa sua área de atuação no mercado, as soft skills são sempre consideradas qualidades adicionais de muito valor em um trabalhador.
Confira 5 soft skills valorizadas pelo mercado de trabalho segundo artigo da Forbes:
- Comunicação eficaz
- Pensamento criativo
- Resiliência
- Empatia
- Liderança
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Qual a importância das soft skills?
Hoje, os gestores já enxergam que somente conhecimentos técnicos não bastam para que os funcionários sejam capazes de efetuar bem o seu trabalho e contribuir com a empresa.
Imagine que no departamento financeiro de um negócio existem dois funcionários. Um deles é formado em economia e tem experiência de mais de dois anos na área. Seus conhecimentos técnicos não deixam a desejar, porém, volta e meia, se enrola com os prazos de suas tarefas. O outro funcionário ainda é estudante, está nos primeiros anos da faculdade, e esse é o seu primeiro emprego. Às vezes precisa de ajuda para realizar algumas tarefas, mas é sempre muito responsável e tudo que se compromete a fazer, entrega dentro do prazo estabelecido.
Qual funcionário você acredita ser mais valioso para a empresa?
Com toda certeza o menos experiente. Esse funcionário ainda não é formado e recém entrou no mercado de trabalho, porém sua responsabilidade e capacidade de gerenciar seu tempo e tarefas o torna diferenciado. Ele está estudando e trabalhando, logo, dentro de pouco tempo, vai conseguir as habilidades técnicas necessárias para executar o trabalho com maestria. Por outro lado, o outro funcionário está no mercado de trabalho há anos, e ainda não aprendeu a ser responsável e a gerir bem suas tarefas. Será que é certo esperar que ele mude de conduta?
Muitas vezes, um profissional é contratado pelo seu currículo e é demitido por seu comportamento. Por essa razão, as soft skills são consideradas importantes e valorizadas pelo mercado de trabalho.