Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm, principalmente na época dos vestibulares é a escolha da profissão. A tarefa de escolher o caminho que deseja seguir profissionalmente pode não ser fácil, ainda mais para aqueles que não estão certos do que querem ser.  

Para tirar a dúvida, uma das ferramentas mais utilizadas é o teste vocacional. Através de um questionário, a pessoa consegue descobrir quais são suas aptidões e, como isto, quais são as atividades ideais para o seu perfil. 

 

Com as escolhas das alternativas, é possível descobrir, por exemplo, se a pessoa tem uma vocação mais voltada para a área de humanas ou exatas.  A partir daí, o próximo passo é a escolha da profissão, para isso o indicado é pesquisar de forma mais profunda as que foram sugeridas pelo teste vocacional. 

 

  • O que é a profissão; 

  • Quais são as possíveis ramificações da profissão; 

  • Como é o mercado 

 

É muito comum que o teste seja utilizado por recrutadores nas seleções de estágio, trainee ou mesmo emprego. No entanto, ele é mais do que uma etapa eliminatória, ele serve para realocar os candidatos para áreas que tenham mais a ver com o seu perfil.  

 

Uma outra função do teste vocacional é mostrar quais são os pontos fracos do candidato e, se assim for necessário, conseguir desenvolver os que forem necessários e importantes. O teste vocacional também é um autoconhecimento. 

 

Esperamos que o artigo seja um caminho para esclarecer às suas dúvidas. E não deixe de compartilhar com os amigos que também desejam entrar no mercado de trabalho!