Já falamos aqui sobre maneiras de construir confiança com equipes remotas no contexto do trabalho nas empresas. E sabemos que este desafio será cada vez maior diante das transformações que se aceleram à medida que a pandemia mantém o nosso distanciamento social e cria formas híbridas de relacionamentos profissionais.

Em matéria intitulada “O futuro do trabalho chegou mais cedo”, o especialista em Gestão de Carreiras de Executivos – Rafael Souto – nos lembra de uma pesquisa realizada em 2011 pelos pesquisadores Jim Bright e Robert Pryor que deu origem aos conceitos da chamada Teoria do Caos nas Carreiras.

Os elementos centrais das reflexões daquela pesquisa eram a imprevisibilidade, a não-linearidade e a complexidade. 

“A construção da carreira e das relações de trabalho estava sujeita a um ambiente cada vez mais imprevisível e uma dinâmica que não seria mais linear como foi durante o século XX. O plano de carreira da empresa deixa de existir e o indivíduo precisa ir se ajustando às demandas e construir sua narrativa de carreira.”

Desde o início do século XXI, o mundo dos negócios já dava sinais de uma rápida transformação, principalmente impulsionada pela tecnologia. Também se observava que a ideia de carreira e sucesso profissional ganhavam novos contornos. O conceito de felicidade no trabalho passava a integrar os demais papéis que os indivíduos têm na vida.

O trabalho em qualquer lugar passa a ser a nova ordem. Isso reformula os rituais de relacionamento, a dinâmica das áreas e a estrutura das empresas. Traz, também, desafios para a construção de cultura e uma nova configuração para gerir a experiência dos funcionários.

As pessoas poderão migrar de empresas com uma velocidade sem precedentes porque a distância física do escritório será irrelevante.

As novas tendências de consumo determinarão a rápida ascensão de empresas e o declínio das que não souberem aprender. Estamos na era da trabalhabilidade, na qual cada indivíduo precisa cuidar de sua capacidade de gerar trabalho e renda. A chamada carreira inteligente formada pelo “por que”, “como” e “para quem” está no centro da estratégia de construção da trajetória profissional.

O Relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021 publicado pela Eurominotor International aponta que os novos espaços de trabalho estão recriando o ambiente do escritório à distância.

“A tendência dos Novos Espaços de Trabalho teve um grande impacto na vida dos consumidores, influenciando vestuário, gastos com tecnologia, hábitos alimentares e muito mais. Os consumidores estão em busca de novas alternativas para definir o início e o fim da jornada de trabalho, à medida que tentam controlar o cronograma.”

Agora, com o início a flexibilização das restrições do isolamento social, muitos profissionais voltaram para os locais de trabalho, mas com frequência reduzida, dando origem a um modelo híbrido de trabalho.

Por um lado, alguns consumidores apreciam o tempo que ganham com a eliminação dos deslocamentos. Mas outros sentem falta das interações com os colegas. É um desafio encarar condições de trabalho difíceis, administrar rotinas e achar motivação para produzir, relaxar e se desligar.

O relatório mostra as 10 principais medidas adotadas para viabilizar a continuidade operacional e dos negócios em 2021. Percebe-se como as empresas estão sendo impactadas e como os gestores estão se posicionando para garantir melhores condições para a realização eficiente dos trabalhos.

Veja como a preocupação em proporcionar condições para o modelo híbrido de trabalho chama a atenção. As empresas que estão à frente desta adaptação estão modernizando suas estruturas de acordo com os novos padrões de trabalho.