3 desafios da gestão de diversidade nas organizações
Hoje sabe-se que a diversidade nas empresas promove um ambiente de trabalho saudável, bem como incentiva a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Ela auxilia na motivação e no aumento da produtividade dos colaboradores, fatores que contribuem para aumentar a competitividade da empresa no mercado em que atua.
Mesmo com tantos benefícios, a promoção da diversidade nas empresas ainda enfrenta desafios. No texto de hoje, são abordados três desses desafios. Continue a leitura e saiba mais.
Preconceito dentro da empresa
O preconceito existente nos próprios funcionários é uma das grandes barreiras da gestão de diversidade.
Uma maneira de acabar com esse preconceito é cultivar um ambiente de trabalho que permita o debate saudável. Muitas vezes quem age com discriminação não faz ideia ou não entende por que a sua atitude foi negativa.
Em um espaço que permite a troca de experiências e opiniões, é mais fácil mostrar quais condutas não devem ser repetidas por serem desrespeitosas e preconceituosas. Muitos funcionários acabam evoluindo e mudando a forma de pensar.
Resistência às mudanças
Acolher a diversidade dentro de uma empresa significa realizar uma série de mudanças culturais e estruturais, o que, muitas vezes, gera grande resistência por parte dos colaboradores que já estão na organização.
Para promover a aceitação das transformações sem diminuir a satisfação dos atuais funcionários, é importante deixar claro o propósito de cada uma das mudanças implementadas antes mesmo de colocá-las em prática.
Outro ponto importante é oferecer todo o suporte necessário para a adaptação dos colaboradores a essas mudanças. É interessante coletar feedbacks sobre as principais dificuldades que estão surgindo e investir em estratégias para que o ambiente de trabalho se torne favorável ao trabalho de todos.
Desenvolvimento profissional de cada colaborador
Quando se trata de gestão de diversidade, pensar no desenvolvimento profissional dos colaboradores de forma unânime, sem levar em consideração as particularidades de cada um, é um grande erro.
Por essa razão, é preciso pensar em estratégias para aproveitar as diferenças de cada funcionário e ao mesmo tempo ajudá-los a se desenvolver profissionalmente.