Que os estagiários podem trazer diversas vantagens e oportunidades para uma empresa, você já deve saber. Mas será que eles podem trazer os mesmos benefícios trabalhando remotamente? 

A resposta é sim. No entanto, seria negligência deixar de mencionar que para gerir um estagiário em home office, o gestor precisa tomar alguns cuidados especiais. 

Apesar do estagiário representar um profissional totalmente capaz de gerar excelentes resultados, é preciso levar em consideração, que muitas vezes, ele possui zero ou pouquíssima experiência atuando no mercado de trabalho, ou seja, está desbravando um universo totalmente novo. Todo mundo já foi inexperiente um dia, certo? Certo! Então todos sabemos das inseguranças e desafios que existem em ser principiante. Por isso, o gestor deve levar em consideração o mencionado e ter alguns cuidados diferenciais com os estagiários. 

Pensando em ajudar você a ter mais sucesso com o seu estagiário em home office, separamos 4 excelentes dicas de gestão. 

Leia também: Estagiário pode fazer home office?

1. Defina objetivos e processos 

É necessária uma gestão organizada para que o estagiário não se sinta perdido. Definir objetivos e processos é a base para criar um ambiente de trabalho ordenado e produtivo. A definição dos objetivos deixa visível para o estagiário o que ele precisa alcançar, já a definição dos processos, estabelece o que ele precisa fazer para alcançar os objetivos almejados.

2.Ajude o estagiário a estabelecer uma rotina e se organizar  

Talvez seja a primeira experiência profissional do seu estagiário e, por tanto, ele pode sentir dificuldades para organizar-se sozinho.  

As pessoas que trabalham em casa sabem que é necessária muita organização para que não se deixem levar pelas distrações. Por essa razão, dedique um tempo para auxiliar o seu estagiário a estabelecer uma rotina de trabalho. Você pode compartilhar com ele como gosta de ordenar suas próprias demandas e compromissos. Não deixe de apresentar ao menos algumas ferramentas tecnológicas que ajudam muito quando o assunto é organização.  

3. Esteja disponível como suporte 

Para que o estagiário entregue os resultados esperados, ele precisa de suporte. O gestor deve estar atento às necessidades desse profissional e se colocar à disposição para ajudá-lo sempre que necessário. 

Estabeleça um canal de comunicação, onde sempre que o estagiário precisar, ele consiga falar com você. Quanto mais suporte receber esse profissional, mais seguro vai se sentir e mais rápido será seu desenvolvimento. 

4. Esteja atento a saúde mental 

O estágio, muitas vezes, causa um pouco de pressão e estresse nos alunos. Sabemos que esses são sintomas normais, dado que agora não só precisam responder às demandas da faculdade, como também às do trabalho.

Como gestor, é necessário que você possua empatia e preste atenção a saúde mental do seu estagiário. Certifique-se de que ele está conseguindo lidar bem com os novos compromissos e se coloque à disposição para auxiliá-lo no que for necessário.