Futuro do trabalho - como ficarão as empresas?
Muito se fala sobre as "profissões do futuro", mas poucas pessoas mencionam ou sequer pensam no modo de trabalhar do futuro. Mudar o comportamento e a forma de se trabalhar é uma tendência que vai atingir todas as áreas do mercado e não apenas no "nosso" futuro e sim, constantemente, de geração em geração.
Um grande ponto de partida para essa mudança são os avanços tecnológicos, mas a maneira de pensar e o estilo de vida são os principais. Mas, o que vai mudar? É sobre isso que vamos falar agora!
Escritórios com os dias contados
O home office ou trabalho remoto já é tendência para muitas pessoas que trabalham para si mesmas e as empresas tendem a seguir nesse mesmo caminho. A cada que passa os escritórios vão ficando cada vez menores, os objetivos da empresa ficam mais especializados e com isso, a equipe fica mais enxuta também. Na busca por profissionais para atender esse tipo de demanda, quem quer se limitar apenas à sua região? Por isso, a busca por pessoas que trabalhem remotamente tende a crescer muito.
Equipes remotas são muito mais baratas de se manter, pois exclui os gastos de transporte diário e os custos de manter um escritório, por exemplo. Essa economia permite oferecer salários mais atrativos e claro, mais lucro também. Além desse benefício, a flexibilidade de horários também é um atrativo extra para os profissionais.
Diversidade na equipe
Falando em atrair profissionais de diferentes regiões, não podemos deixar de falar sobre uma equipe diversificada. Reunir pessoas de origens, repertórios e vivências diferentes significa uma equipe mais versátil, criativa e consciente (compartilhe isso). Vale - e muito - o investimento!
Qualidade de vida
Ainda é difícil achar empresas que se preocupam, de verdade, com a qualidade de vida dos funcionários. Em um mundo onde uma série de pessoas sofrem com estresse ou problemas psicológicos e de saúde, incentivar um estilo de vida saudável é essencial para evitar um colapso no quadro de funcionários.
Objetivo da empresa
A tendência já conhecida no mundo do marketing deve também atingir as empresas. A venda em massa deixou de ser prioridade e o relacionamento com o cliente é o foco da vez. Tanto clientes quanto profissionais vão querer entender quais são os propósitos da empresa, o tipo de relacionamento que vocês terão e o compromisso com o meio ambiente e a sociedade.
As 5 habilidades do futuro
- Pensamento Crítico
- Inteligência emocional
- Empatia
- Capacidade de negociar e solucionar problemas
- Bom gerenciamento de tempo e produtividade.