Hoje é visto que os colaboradores são peças estratégicas para as empresas, pois sem eles nada acontece. Por esse motivo, o departamento de recursos humanos tem ganhado cada vez mais atenção. 

Todos aqueles que enxergam a importância das pessoas dentro das organizações, investem em ferramentas que auxiliam na gestão dos recursos humanos. E é nesse contexto que os indicadores de RH merecem grande destaque. Se interessou pelo tema? Então não deixe de continuar a leitura. 

O que são os indicadores de RH?

Pode-se dizer que os indicadores são uma linguagem matemática que serve de parâmetro para medir a eficiência e a eficácia de processos e atividades dentro de uma organização. Ou seja, eles são valores quantitativos que permitem entender o desempenho de algo. 

Sendo assim, os indicadores de RH são métricas utilizadas para medir o desenvolvimento e os resultados do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Eles auxiliam os gestores a visualizar se as ações tomadas pelo departamento estão realmente trazendo um retorno positivo para a empresa.  


Importância dos indicadores de RH

Você sabe se os treinamentos que você dá para os seus colaboradores estão sendo realmente efetivos? Seus colaboradores estão satisfeitos? Consegue saber qual é o índice de rotatividade da sua empresa? 

Não soube responder com exatidão às perguntas feitas anteriormente? Então comece já a utilizar indicadores de RH em sua gestão de recursos humanos. 

Os indicadores de RH são métricas estratégicas que mostram detalhadamente as falhas e os acertos existentes nas suas decisões, atividades e processos. Sem essas métricas fica muito complicado saber o que tem dado certo e o que tem dado errado na sua gestão, e ter esse tipo de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos seus negócios. 


5 exemplos de indicadores de RH: 

  • Índice de Rotatividade ou Turnover
  • Absenteísmo 
  • Índice de retenção de talentos
  • Custos de rotatividade
  • Retorno sobre o Investimento em Treinamentos