O que é uma Rede Social Corporativa e como utilizá-la na empresa
As redes sociais coorporativas possuem a mesma função das que conhecemos por aí: unir pessoas do mesmo meio ou com mesmo interesse e promover a interação entre elas. A diferença é que essa rede é destinada à comunicação interna da companhia, ou seja, exclusivamente para os funcionários e gestores dessa empresa.
Qual a vantagem?
As principais vantagens são a rapidez e a eficiência na comunicação interna (substituindo as antigas intranets). Além disso é de fácil acesso aos funcionários e fortalece a interação entre eles, promovendo uma gestão mais participativa entre todos.
O que deve ser estabelecido nas redes sociais coorporativas?
É preciso definir o objetivo principal da rede e estabelecer algumas regras de uso para que esse método seja eficiente. Para isso, antes de criar essa rede o gestor deve definir quais mensagens serão emitidas, a assiduidade e as regras de postagens, quais linguagens serão abordadas e outros.
Quais cuidados devemos tomar?
Lembre-se que a rede é voltada para comunicação coorporativa, ou seja, assuntos não relacionados ao trabalho, brincadeiras e conteúdos pessoais devem ser evitados ao máximo. Além disso cuidado ao compartilhar informações de outras pessoas, para não correr o risco de equivocar-se e ocasionar uma situação desconfortável.
Como participar ativamente da rede coorporativa?
Para um uso eficiente da rede social corporativa, você pode compartilhar inovações, conquistas, reportagens com cases de outras empresas e tudo o que for interessante para sua equipe. Deixe o que for assunto diferente disso para compartilhar em grupos privados entre você e seus colegas mais próximos.
Além disso, comunique-se sempre com respeito, evite gírias e expressões que não condizem com a postura da empresa e aproveite para melhorar o seu relacionamento com os colegas de trabalho!
Para continuar o assunto: Futuro do trabalho - como ficarão as empresas?