Estamos vivenciando um período de grandes desafios para as empresas. O ano de 2021 começou e o ambiente de negócios continua marcado por incertezas e transformações cada dia mais aceleradas.

Neste contexto, um elemento se torna fundamental para a manutenção da competitividade das empresas. Estamos falando da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Anteriormente demos 5 dicas simples no modo de gerenciar pessoas, agora vamos aprofundar um pouco mais.

A Gestão Estratégica de Recursos Humanos é o processo por meio do qual os gestores de uma empresa desenham os componentes de um sistema de GRH para que sejam consistentes entre si, consistentes com os outros elementos da arquitetura organizacional e também consistentes com a estratégia e os objetivos da empresa.

A Gestão Estratégica de Recursos Humanos cria condições para melhorar a eficiência, a qualidade, a inovação e o tempo de resposta aos clientes de uma empresa – os quatro elementos fundamentais da vantagem competitiva e que passam a ter sua dimensão amplificada em tempos de incerteza.

Os 5 componentes essenciais da Gestão Estratégica de Recursos Humanos


  • Recrutamento e Seleção
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Avaliação de Desempenho e feedback
  • Remuneração associada ao desempenho
  • Relações trabalhistas


O recrutamento e a seleção são as bases de um sistema de GRH. É o momento em que as empresas buscam atrair e contratar novos profissionais ou estagiários que possuam as habilidades, qualificações e experiências que ajudarão a empresa a atingir suas metas. Vale ressaltar aqui a importância do alinhamento deste processo com a missão, a visão e os valores da empresa.



Tão importante quanto o recrutamento e seleção é o programa de treinamento e desenvolvimento. Assim a empresa pode garantir que seus colaboradores desenvolvam as qualificações e habilidades necessárias para que desempenhem suas funções de forma eficaz no presente e no futuro.

Treinamento e desenvolvimento são partes de um processo contínuo. Mudanças na tecnologia e no ambiente, assim como nos objetivos e estratégias de uma empresa normalmente exigem que os membros da empresa aprendam novas técnicas e maneiras de trabalhar.

A avaliação de desempenho e feedback servem a dois propósitos distintos na Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

  • A avaliação de desempenho pode dar aos gestores as informações necessárias para que tomem ótimas decisões no que tange aos recursos humanos – decisões sobre como treinar, motivar e recompensar os membros de sua empresa.
  • O feedback da avaliação de desempenho proporciona o desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Quando os gestores avaliam regularmente o desempenho de seus subordinados, podem fornecer a estes informações valiosas sobre seus pontos fortes e fracos e indicar as áreas em que precisam se concentrar.

A remuneração associada ao desempenho é também fundamental no sistema de GRH. Ao recompensar o alto desempenho dos colaboradores mais engajados os gestores aumentam a probabilidade de que os recursos humanos mais valorizados da empresa estejam motivados a continuar com seus altos níveis de contribuição para os resultados da empresa.

Se a remuneração estiver associada ao desempenho, é mais provável que os funcionários de melhor performance permaneçam na empresa e que os gestores preencham novas vagas abertas com pessoas mais talentosas

Como quinto elemento da Gestão Estratégica de Recursos Humanos, mas não menos importante, as Relações Trabalhistas englobam as medidas que os gestores tomam para desenvolver e manter relações transparentes com seus colaboradores e os sindicatos que representem os interesses dos mesmos. Sempre mantendo condições de trabalho justas, seguras e práticas em seus escritórios e fábricas.

Concluindo, devemos lembrar, como mostra a ilustração abaixo, que cada um dos cinco componentes da GRH influencia os demais. O perfil de pessoas que a empresa atrai e contrata por meio do recrutamento e seleção, por exemplo, determinam:

  • Os tipos de treinamento e desenvolvimento necessários;
  • A maneira como o desempenho é avaliado; e
  • Os níveis salariais e os benefícios apropriados.

Referência: Jones & George (2012) – Fundamentos da Administração Contemporânea – 4.ed. Porto Alegre, 2012.