Processo seletivo: como dar um feedback negativo para os participantes?
Ninguém quer ouvir que não conseguiu o estágio. Então como dar essa notícia de maneira profissional, sincera e positiva? Será que realmente é necessário dar esse tipo de feedback?
Não importa em qual indústria você esteja, prover feedbacks positivos ou negativos para todos os participantes do seu processo seletivo é a coisa certa a se fazer.
E se você pensar bem, isso também é uma estratégia de marca muito importante, pois quando você proporciona uma boa experiência para todos aqueles que entram em contato com a sua empresa, você gera um impacto positivo em sua reputação, fazendo com que a empresa seja vista como um bom lugar para se trabalhar.
Tenha em mente os seguintes pontos antes de dar um feedback negativo:
- Não forneça feedback quando estiver em um estado de espírito frenético, ou seja, quando você estiver muito atarefado e com pressa.
- Verifique sua intenção e certifique-se de oferecer seu feedback com base no verdadeiro desejo de ajudar na evolução do candidato. Os comentários mais sinceros são aqueles que os candidatos nunca esquecerão.
- Seja prático e objetivo no seu feedback. Assim você realmente vai estar ajudando os candidatos.
Dicas para dar feedbacks negativos para candidatos:
Não deixe o candidato esperando muito tempo
Não deixe os candidatos agonizando por uma resposta. Assim que souber do resultado da entrevista, dê uma resposta a eles. Com certeza, se fosse você no lugar deles, não iria gostar de ter que ficar esperando.
Seja educado e agradeça ao candidato
Agradeça aos candidatos não escolhidos pelo interesse na sua empresa. Deixe-os saber que você aprecia o tempo que levaram para se inscrever e ir à entrevista.
Deixe claro que eles possuem fortes habilidades, experiência e qualificações e que as portas da sua empresa estão abertas para recebê-los em futuras oportunidades.
Seja honesto em seu feedback
O feedback não é algo obrigatório, mas você o oferece por respeito ao candidato e também para ajudá-lo em futuros processos. Os participantes sempre ficam muito satisfeitos quando recebem respostas genuínas e sinceras. Eles se lembram de como foram tratados e compartilham isso nas redes sociais e com os amigos.