QUAL O PAPEL DO GESTOR NA CRIATIVIDADE DO SEU NEGÓCIO
Conforme o tempo passa, novos desafios vão surgindo. A todo tempo, empresas resolvem problemas que facilitam a vida das pessoas. E quanto mais problemas são resolvidos, mais problemas surgem, por conta de diversos aspectos: crescimento da população, expansão da tecnologia, crescimento das cidades, comércio e economia etc. Com isso, podemos observar uma única consequência: sempre haverá problemas a serem resolvidos.
Assim, dia após dia, surgem empresas e negócios que resolvem problemas dos mais variados tipos através das suas soluções, seja ela um produto ou um serviço.
Ao resolver um problema, existe um fator que é primordial neste processo e que pode ser considerado até um fato de sucesso de um negócio: a critividade.
E assim como todos os setores de uma empresa, o gestor tem um papel fundamental para colocar a criatividade do seu negócio como fundamento de sua empresa, por mais que algumas coisas possam ser delegadas. Assim, a criatividade tem um papel diretamente relacionado à estratégia do negócio, uma das funções principais de um gestor.
Vamos entender um pouco melhor como a criatividade funciona nos negócios.
O QUE É CRIATIVIDADE?
Criatividade é a capacidade de imaginar cenários não padronizados, ou seja, não testados previamente muitas vezes, para a solução de problemas. Assim, ao tirar as ideias do papel, testá-las e aprová-las como um modelo válido para a solução de um problema, neste momento, surge a inovação. Assim, a inovação é quando empacotamos a criatividade e podemos distribuí-la de forma fluída.
Criatividade significa combinar, misturar, contrapor cenários, soluções e perspectivas ainda não existentes para solucionar um problema de forma mais ágil, mais barata, mais eficaz ou com mais transformações que uma solução já posta.
POR QUE A CRIATIVIDADE É IMPORTANTE?
Então para um gestor, poder usar a criatividade em seus processos e produção é fator preponderante não apenas para sobrevivência de um negócio mas para a manutenção deste no mercado. As empresas que não inovam, que não empacotam sua criatividade em soluções mais adequadas, não conseguem sobreviver.
Vimos isso durante a pandemia, onde milhares de empresas fecharam as portas por que não conseguiram, de uma forma ou de outra, trazer um pouco mais de criatividade para seus negócios.
Usando um exemplo prático, a Blockbuster era uma empresa de aluguel de filmes pioneira em seu nicho. Reinava exclusiva no mercado. Mas as coisas mudaram, o mundo ficou mais dinâmico, as pessoas ganharam comodidade em muitos aspectos mas a empresa não fez nada por que acredito que seu reinado duraria para sempre.
Veio a Netflix, oferecendo um serviço superior com mais comodidade, um serviço mais barato e mais escalável e entregando um valor muito superior ao da Blockbuster. O resultado: o fato de não ter se movimentado e não ter usado a criatividade para se adequar às demandas dos consumidores, fizeram uma empresa pioneira desaparecer do mercado.
Quando você faz o certo no tempo errado, a empresa ainda sim não sobrevive. Foi o que aconteceu com a Blockbuster. Eles fizeram o certo durante muito tempo, mas quando as coisas mudaram, eles permaneceram os mesmos.
Percebe a importância da criatividade no seu negócio?
Então hoje, você como gestor, como está trazendo algo criativo para sua empresa e como está resolvendo problemas de formas que as pessoas ainda não estão fazendo?
Gostou do conteúdo?
Segue a gente nas redes sociais @agielestagios