Os estagiários podem ser muito estratégicos para um negócio, pois são motivados e engajados. Porém, é preciso estar atento ao fato de que eles ainda possuem muito pouca ou nada de experiência no mercado de trabalho, sendo assim, demandam mais atenção e instrução da empresa para que possam render o seu melhor.

Muitos negócios acabam deixando o treinamento dos estagiários em segundo plano, o que é um verdadeiro erro, pois isso influencia diretamente no desempenho e efetividade deles. Essa mão de obra precisa ser bem treinada para que possa desenvolver habilidades e competências úteis para a empresa. 

Veja, agora, 4 passos para criar um plano simples e eficaz de treinamento de estagiários. 

Observe e defina as necessidades da empresa

Antes de tudo, a primeira coisa que deve ser feita para montar um plano eficaz de treinamento de estagiários é avaliar as necessidades da empresa. Cada organização tem suas particularidades, e essas precisam ser identificadas. 

  • O que você espera dos seus estagiários?
  • Quais necessidades você precisa que sejam cobertas por eles?

É muito importante possuir respostas claras para esses questionamentos, pois somente a partir delas será possível definir quais conhecimentos e habilidades os estagiários precisam adquirir para que sejam realmente efetivos na sua empresa.

Defina os assuntos que serão abordados no treinamento

Agora que você já identificou as necessidades da sua empresa que devem ser cobertas pelos estagiários, é hora de definir todos os temas a serem abordados no treinamento dos mesmos. 

O treinamento tem como objetivo capacitar os estagiários para que possam atender as expectativas empresariais, por essa razão, certifique-se de que todos os assuntos escolhidos estejam alinhados com o objetivo do negócio. 

Para que o treinamento seja ainda mais efetivo, vá além da capacitação prática e técnica e dê atenção também para as soft skills. No geral, os estagiários são muito engajados e motivados, porém é preciso lembrar que possuem pouca ou nenhuma experiência profissional. Por essa razão, é interessante reforçar neles habilidades como comunicação, relacionamento interpessoal e liderança

Tão importante como a escolha dos assuntos, é a escolha de como transmiti-los, pois ela influencia diretamente no aproveitamento do treinamento. Os treinamentos podem ser dados através de mentorias, cursos online, workshops, etc. Escolha o formato ou formatos que melhores se adaptem a natureza da capacitação que precisa ser dada aos estagiários. 

Crie um cronograma para o treinamento


Já sabe o que precisa ser ensinado para os estagiários? Agora, é hora de definir o calendário de treinamento. 

Cada assunto a ser abordado e atividade a ser feita devem ser planificados. É preciso definir um espaço de tempo para a aplicação do treinamento, por exemplo, nas duas primeiras semanas do estagiário na empresa. Não se esqueça de estabelecer também a carga horária de cada atividade, assim como os dias e locais certos nos quais acontecerão. 

Avalie os resultados do treinamento

A última parte do plano eficaz de treinamento de estagiários, porém não menos importante, é a avaliação dos resultados. 

É imprescindível que após o treinamento a efetividade do mesmo seja observada e mensurada. Procure saber a opinião dos estagiários sobre todo o processo. Para isso, faça entrevistas com eles ou aplique questionários. Esse feedback é muito importante para que as devidas mudanças e melhorias sejam feitas nos próximos treinamentos. 

Além da coleta de feedbacks, atente-se para os resultados empíricos. Observe se o desempenho dos estagiários está correspondendo ao esperado. Dessa forma, você poderá avaliar com clareza se o treinamento foi eficiente ou não.